Publicidade é a Alma do Negócio

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial, seja ela paga ou gratuita.

Divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo em vista induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama ‘mercadologia’ ou conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor, de preferência através do marketing de conteúdo.

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam com o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos e engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, CDs e etc., a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio dela.

Na internet ela é constantemente utilizada por empreendedores digitais, através de várias fontes:

  • Anúncios em redes privadas famosas, como Google Adwords, Facebook Ads, Taboola, Outbrain, Yahoo Ads, Bing Ads, Youtube Ads, etc;
  • Guest Posts em blogs do mesmo nicho;
  • Vídeos no Youtube;
  • Imagens e Slides no Slideshare;
  • Google+;
  • etc

Todas são extramente úteis e necessárias para quem trabalha com marketing digital.

Anúncios