SEO: Otimização Para Mecanismos de Busca

SEO, ou Otimização de Sites (otimização para motores de pesquisa, ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de estratégias usado com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca como o Google, gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes através das agências de publicidade.

Comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os “SEO White Hat” (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou “SEO Black Hat” (utilizam truques como “Cloaking”, que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing). O termo “spamdexing” (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Os praticantes de técnicas de White Hat dizem que os Black hat se valem de métodos que são vistos como tentativas de manipular o posicionamento dos resultados nos Mecanismos de Busca a seu próprio favor. Praticantes do Black Hat dizem que todas as tentativas e técnicas utilizadas para manipular o posicionamento são legítimas e o tipo de técnica utilizada para se alcançar o objetivo de melhorar o page rank é irrelevante.

Aí cabe a você analisar qual quer praticar, afinal, o SEO muda constantemente.

Os Mecanismos de Busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados, (SERPs – Search Engine Result Pages), conteúdo de publicidade paga por clique (pay per click), anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica.

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website, melhorando o número e a posição de seus resultados nas buscas orgânicas para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site.

Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo), mais conhecida como conversão.

A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website.

Quando se fala em competição, um termo de busca por palavras-chave com grande volume de pesquisa dificulta o posicionamento através de programação para busca orgânica, podendo ser necessária uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados. Dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo.

Os proprietários de websites devem analisar essa questão e optar por otimizar seus sites com o SEO, caso o custo da otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

Nem todos os sites têm objetivos idênticos para a otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como informativos periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM (cost per mile).

Muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande número de palavras-chave altamente específicas que indicam a disponibilidade para venda. Otimizações deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos de busca, pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto, resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe feche negócios mais rentáveis.

O SEO pode ser muito eficiente e lucrativo quando usado como parte de uma estratégia de Marketing digital.

Eu particularmente gosto muito de seguir o site da MOZ, que na minha opinião, é a melhor empresa no assunto. O site é todo em inglês, mas vale a pena estudar o conteúdo de autoridade deles, que hoje em dia, são considerados os melhores do mundo em SEO.